ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/241326diadesol2015.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
porno izle
Home Boletim Geral Em workshop, ABES-SP consolida o papel do jovem profissional de saneamento
Em workshop, ABES-SP consolida o papel do jovem profissional de saneamento PDF Imprimir E-mail

Evento também marcou a inauguração da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Subseção Campinas

Por Victor Faverin


O evento conferiu uma visão abrangente aos jovens profissionais presentes no workshop

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP), em continuidade à missão de disseminar práticas inovadoras e ser referência no segmento, realizou o II Workshop Panorama do Setor de Saneamento para Jovens Profissionais, na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, no dia 12 de abril.


Jaqueline: "O JPS é uma oportunidade de desenvolvimento para despertar habilidades e lideranças"

Na ocasião, Jaqueline Rocha, secretaria da Subseção Itapetininga da ABES-SP, definiu o programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) como uma oportunidade de desenvolvimento contínuo para despertar habilidades e lideranças entre os jovens que começam a atuar na área do saneamento ambiental, bem como satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.

Para fomentar a idéia, Fátima Valério de Carvalho, assessora da diretoria metropolitana da Sabesp, ministrou a palestra "Saneamento básico: experiências do passado, constatações do presente e o futuro, o que esperar?".


Fátima: "Encontrar o equilíbrio entre as ações do homem e a conservação de recursos naturais é um desafio a todos nós"

Na apresentação, a especialista forneceu um contexto histórico aos presentes, ao citar as grandes epidemias e pestes alastradas pela Europa entre os séculos V e XV. "A partir deste ponto houve a consciência sobre a saúde pública, mas ela apenas seria correlacionada com o meio ambiente na Idade Moderna", afirmou.

Segundo ela, devido à falta de planejamento, grandes déficits foram gerados, como a existência de 900 milhões de pessoas sem o acesso à água tratada atualmente. A especialista ainda citou as metas da Sabesp para o estado de São Paulo, que estipula em 95% a quantidade de esgoto coletado e em 100% o tratamento deste montante. "Este é o nosso desafio para o ano de 2023", disse. "Entretanto, encontrar o equilíbrio entre as ações do homem e a conservação de recursos naturais é um desafio a todos nós", completou.

Fátima apontou um dado alarmante da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), cuja estimativa denota a necessidade de R$ 155 bilhões para a universalização do saneamento no Brasil. Para finalizar, mencionou uma célebre frase do escritor Guimarães Rosa: "a água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba". 

Nova câmara


Ana: "A ABES é uma associação múltiplo-funcional, o que nos capacita a ter uma atuação muito mais ampla"

O evento ainda reservou a inauguração da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Subseção Campinas da ABES-SP. De acordo com Ana Lucia Brasil, coordenadora da Câmara Técnica de Comunidades Isoladas da Associação, o objetivo é conferir aos atuantes do setor uma ferramenta orientativa para conduzir projetos sociais.

Maria de Lurdes, representante da mesma câmara de Ana Lucia, disse que a nova representação se articulará com as demais. "Em São Paulo, temos uma estrutura melhor que os outros estados, mas os hábitos sanitários são os mesmos. Falta educação", considerou, ao justificar a importância da nova câmara.

Ana Lucia também falou da história da ABES que, desde 1966, é reconhecida como uma instituição devidamente capacitada para exercer, de forma ampla e plural, uma significativa liderança nos diversos setores que integram o saneamento básico e ambiental brasileiro. "A ABES tem o diferencial de ser uma associação múltiplo-funcional, já que possui engenheiros, advogados, estudantes e jornalistas, entre outros profissionais, como sócios. Isto nos capacita a ter uma atuação muito mais ampla", finalizou. 

O workshop contou, também, com a presença da professora Emília Wanda Rutikovski, conselheira e coordenadora da subseção Campinas da ABES-SP, como apoiadora e mediadora do evento.

 

Eventos

«   Março 2017   »
dstqqss
   1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
canakkale sehitleri vergi kanunlari finans denetim exploit vergi kanun mevzuat engelli blog ne zaman emekli olurum denetim mevzuat denetcilik kanun tuzuk yonetmelik exploit sorgula kanun yonetmelik toplu pagerank google sra sorgulama emeklilik coklu toplu pagerank google pagerank pagerank sorgula toplu pr sorgula php script decode encode google sram kac google sra sorgulama site pr alexa sorgu seo sitesi google seo php script decode encode script encode decode