ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/495966banner_socio.giflink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/283592241326diadesol2015.jpglink
Home Notícias Notícias ABES ABES-SP promove curso de Toxicologia In Silico e lançamento de livro sobre o tema
ABES-SP promove curso de Toxicologia In Silico e lançamento de livro sobre o tema PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Dezembro de 2013 08:16

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo, através da Câmara Técnica de Saúde Pública, promoveu, na última quinta-feira, 28, em parceria com o CEAP da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o curso “Toxicologia In Silico: Modelos computacionais para avaliação da toxicidade de substâncias químicas”. Realizado no Anfiteatro João Yunes da FSP, na zona oeste de São Paulo, o evento marcou o lançamento do livro “Toxicologia In Silico”, escrito pelo especialista Carlos Eduardo Santos.

IMG 1659

Compondo a mesa de abertura estavam a Professora Doutora Helena Ribeiro, diretora da FSP, e o Professor Doutor Pedro Caetano Sanches, diretor do CEAP, além da Professora Gisela Umbuzeiro, da Unicamp, e da Engenharia Roseane Maria Garcia L. de Souza, vice-coordenadora da Câmara de Saúde Pública e membro do Conselho Diretor da ABES-SP.

Na ocasião, Roseane de Souza destacou a importância do evento. “A toxicologia é um assunto ainda muito novo, infelizmente ainda há pessoas que nem sequer sabem o que ela é ou no que é usada. Por isso é tão importante trazermos esta discussão, que também tem muito a agregar em nosso trabalho para a melhoria dos setores de saneamento e meio ambiente.”

Gisela Umbuzeiro também ressaltou a necessidade da promoção de mais debates a respeito do tema. “Tudo o que é novo dá medo, mas é necessário superarmos estes medos. A toxicologia não pode ficar para trás na questão de tecnologia. É como um quebra-cabeça que precisa ser montado e cada uma de suas peças é composta por grupos de discussões como este.”

Maurea Flynn, da Intertox, abriu o ciclo de palestras apresentando a empresa, que é referência nacional nos setores de segurança química, toxicológica e ambiental, e lançou oficialmente a série de publicações “Desvendando os Riscos Químicos”. Posteriormente, Carlos Eduardo Santos, também da Intertox, apresentou o livro “Toxicologia In Silico: Fundamentos e Aplicações”, de sua autoria, o primeiro volume divulgado da série.

Carlos Eduardo salientou que sua obra aborda o desafio nacional e internacional que remete à questão do uso de animais em experimentos laboratoriais, muito debatida atualmente, principalmente no Brasil, e os limites da ética e dos direitos humanos. O autor destacou os paradigmas que envolvem a toxicologia e lembrou que a intenção não é extinguir nenhum método de avaliação toxicológica, mas sim definir os contextos em que cada um pode ser aplicado com mais eficiência. “A toxicologia está em crise, mas isso significa, na verdade, que ela está, em uma fase de amadurecimento, e este momento deve ser aproveitado”, afirmou.

IMG 1669

Em seguida, a palestra Relações Quantitativas entre Estrutura Química e Atividade Biológica (SAR/QSAR) no planejamento de compostos bioativos, da Professora Doutora do Instituto de Química da USP, Antônia Tavares do Amaral, trouxe exemplos de sucesso no planejamento racional de fármacos e elucidou aos presentes algumas das metodologias alternativas de QSAR.

Encerrando as apresentações, a Doutora Ana Carolina Aguirre falou sobre Matriz e Esquematização do HESI RISK21: Esclarecimento e Visualização do Processo de Avaliação do Risco. O RISKI21 é, na verdade, um programa desenvolvido por mais de 120 especialistas na área, incluindo a palestrante, que foi criado para atender às demandas da crise da Toxicologia, citada anteriormente por Carlos Eduardo.

 Ao final, os palestrantes compuseram uma mesa redonda, moderada por Gisela Umbuzeiro, para abordar as aplicações e avanços da Toxicologia computacional na área da pesquisa e regulatória e debater as questões destacadas durante o evento.

 

 

Eventos

«   Maio 2019   »
dstqqss
   1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental