ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/495966banner_socio.giflink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/539713bn_recesso18.jpglink
Home Notícias Notícias ABES Alunos de curso da ABES-SP saem preparados para desenvolver projetos completos de rios
Alunos de curso da ABES-SP saem preparados para desenvolver projetos completos de rios PDF Imprimir E-mail
Sex, 21 de Março de 2014 13:38

Terminou nesta sexta-feira, 21, o curso “Hidráulica de rios com uso de HEC-RAS em combinação com Softwares GIS livres”, promovido pela ABES-SP, com os professores Allen Bateman Pinzón e Vicente Cesar de Medina, da Politécnica de Barcelona (Espanha). 

Após cinco dias de aulas, os 28 alunos saem capacitados para desenvolver projetos completos de rios, utilizando uma tecnologia inovadora, como afirma o Professor Allen Batteman. “Entre os alunos há engenheiros e técnicos e, em geral, todos entenderam ainda mais sobre os conceitos de fenomenologia dos rios e a aplicabilidade desta tecnologia, que já é conhecida, mas que, neste curso, possibilitou trabalhar teoria e prática, permitindo que os alunos possam levar esta experiência para seu cotidiano profissional, entendendo a teoria de hidráulica de rios e sua dinâmica e aplicando-a, através do programa HEC-RAS. Os alunos demonstraram muito interesse e me pediram mais documentos e informações sobre o tema. Este grupo sai deste curso habilitado para fazer um projeto completo de rios.”

Para o especialista, a convivência com os profissionais brasileiros foi muito rica. “Como professor, é sempre muito interessante a troca de informações com os alunos. Ouvi as experiências de trabalho de cada um e isso também acrescenta ao meu trabalho. É importante para qualquer profissional conhecer outras situações da área em que atua.”

A participação no curso da ABES-SP de profissionais que já atuam no mercado foi um aspecto positivo apontado pelo Professor Vicente de Medina. “Isso demonstra que há uma preocupação com a qualificação, com a atualização, por parte dos profissionais e por parte da ABES.”

Ele pontuou a importância da legislação para a Engenharia Civil. “Aqui ou em qualquer lugar do mundo, é fundamental ao engenheiro, não só entender as técnicas de construção, mas saber interpretar as leis. Se a legislação for bem formulada e bem interpretada, não há erros.”

O especialista ressaltou que ampliar os conhecimentos e a área de atuação são requisitos essenciais à Engenharia nos dias de hoje. “Especialmente no Brasil, onde a construção civil ainda está num bom momento, é importante que os brasileiros aproveitem para buscar  conhecimento em outras áreas, conhecer mais sobre informática e tecnologia, por exemplo. Na Espanha, 50% dos estudantes que deixam a universidade não encontram emprego, pois ainda sofremos o impacto da crise mundial de 2008. Uma das coisas que gostei em São Paulo foi voltar a ouvir o barulho dos canteiros de obras. Não temos ouvido muito isso na Espanha nos últimos anos.” 

Curso HEC-RAS

Alunos curso “Hidráulica de rios com uso de HEC-RAS em combinação com Softwares GIS livres”, reunidos com os instrutores Allen Bateman Pinzón e Vicente Cesar de Medina.

Alunos: curso é ferramenta essencial à carreira

Para os participantes do curso, o conhecimento trazido pelos especialistas espanhóis, aliado à prática, terá um impacto significativo no dia a dia dos profissionais. Como afirma a geóloga Ana Luisa de Alencar, que trabalha com desastres naturais. “O curso está trazendo bastante teoria, além do conhecimento prático. A atuação conjunta dos dois profissionais em sala de aula está nos dando a base teórica e a base prática, além de exemplos de ação, projetos que eles já trabalharam. Isto será muito útil no meu trabalho.”

Para Carolina Junqueira, engenheira civil, o curso se destaca pela excelência. “Tem bastante informação em pouco tempo. Foi muito bem feito, pois eu acho que é mesmo difícil uma pessoa ficar mais do que uma semana fora do trabalho. Está bem encaixado, quando há troca de professores, eles falam de assuntos que conversam, que estão interligados, então não tem quebra brusca de assunto. Enfim, eu pelo menos, aproveitei muito.”

Valdelice Fiori, tecnóloga em obras hidráulicas, também já vê os benefícios para sua atuação profissional. “O curso vai me ajudar muito no trabalho, essas ferramentas ajudarão no desenvolvimento dos nossos projetos, o conhecimento que traz para você fazer o dimensionamento, embora a gente saiba que essa é uma ferramenta muito complexa e que exige muito cuidado com o uso. É importante porque são poucos os profissionais aqui no Brasil conseguem utilizá-las.”

O engenheiro civil Armando Tobias de Aguiar, já conhecia o HEC-HAS, mas nunca tinha aproveitado o uso dele. “Agora estou me atualizando, acho que essa a atualização é muito importante, assim como esse conhecimento de outros países também. Acho até que o curso deveria ser mais longo.”

Para conhecer outros cursos da ABES- SP, acesse http://abes-sp.org.br/cursos-e-eventos

 

 

Eventos

«   Dezembro 2018   »
dstqqss
      1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental