ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/241326diadesol2015.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
Home Notícias Notícias ABES Workshop promovido pela ABES-SP apresenta novas tecnologias mundiais do setor de saneamento
Workshop promovido pela ABES-SP apresenta novas tecnologias mundiais do setor de saneamento PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Julho de 2014 11:44

A ABES-SP, em parceria com a Sabesp e com apoio da ARCADIS Logos, realizou, nesta terça-feira, 29, o Workshop “Inovação e Tecnologias Globais em Saneamento”, que reuniu especialistas nacionais e internacionais para apresentar as mais recentes informações sobre a área.

Dante Ragazzi Pauli, Presidente da ABES Nacional, e Alceu Guérios Bittencourt, Presidente da ABES-SP, dividiram a mesa de abertura com Manoel Antonio Avelino, CEO da ARCADIS para a América Latina, e Lineu Alonso, Diretor da ARCADIS Logos.

Os especialistas ressaltaram a importância de se debater este tema no atual momento de crise hídrica no Estado de São Paulo. “É muito importante realizarmos este tipo de evento. Em qualquer outro momento já seria, mas especialmente agora, em que nós vivemos uma crise hídrica sem precedentes no estado, que muda padrões de consumo, modo de operação e quek, como toda crise, traz oportunidades para passarmos por mudanças”, afirmou Dante Ragazzi Pauli.

O Presidente da ABES Nacional também discorreu sobre a importância de tratar o tema saneamento básico de maneira global, reunindo especialistas de todo o mundo. “O mais importante é a troca de experiências, isso é fantástico. Você traz pessoas de fora do Brasil, de países que já passaram por muita coisa, como a questão do tratamento de esgoto, reuso e as perdas de água, e nós aproveitamos. Tudo o que nós conseguirmos capturar e colocar em prática será muito bem-vindo. O papel da ABES é abrir a discussão, juntar os técnicos e ver o que podemos aplicar.”

Alceu Guérios Bittencourt também destacou o foco da ABES-SP no setor de novas tecnologias. “A ABES-SP sempre investiu na área de desenvolvimento técnico e tecnológica e hoje percebemos no Brasil que temos um distanciamento maior em relação às técnicas internacionais, nós estamos buscando dar mais ênfase na aproximação com esta realidade.”

DSC 0023

 Dante Ragazzi Pauli, Lineu Alonso, Alceu Guérios Bittencourt e Manoel Antonio Avelino na mesa de abertura do evento

 

Pela ARCADIS, a Diretora Global de Água da ARCADIS, Eleanor Allen, e o Diretor de Desenvolvimento de Clientes Regionais para Água, Infraestrutura, Edificações e Meio Ambiente para Europa, Frank Goossensen, abriram o Painel Novas Tecnologias para Sistemas de Tratamento de Águas Residuais, com o tema “Tendências Globais em Tratamento de Águas Residuais Aplicadas às Cidades do Futuro”.

Coube ao Superintendente de Gestão de Empreendimentos da Sabesp, Sílvio Leifert, abordar a “Concepção de ETEs nos Tempos Modernos”. Além de contextualizar os sistemas de tratamento de esgoto nas últimas décadas, o engenheiro também destacou alguns dos programas mais consagrados no mundo, citando o processo de escolha dos melhores procedimentos para cada situação, e apresentou alguns estudos de caso.

DSC 0046

 Eleanor Allen, Frank Goossensen e Sílvio Leifert compuseram o Painel Novas Tecnologias para Sistemas de Tratamento de Águas Residuais

 

O segundo painel do evento teve como enfoque o tema “Controle de Perdas” e contou com a participação dos especialistas internacionais da ARCADIS Terry Povall, Diretor Regional de Água no Reino Unido, e Jerry Kleyman, Líder Global de Transporte de Água, que falaram sobre “Tendências Globais em Redes de Água, Perdas de Água e Gestão de Ativos”. O Superintendente da Unidade de Negócios Sul da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, deu procedimento com a palestra “Perdas e Modelagem para contratos de performance”. Completando a equipe da Sabesp no painel estavam Antonio Carlos C. Vieira, do Departamento de Planejamento Operacional e Controle de Perdas, que abordou as “Tecnologias em Controle de Perdas na Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp”, e Eric C. Carozzi, da Diretoria de Tecnologia, que falou sobre o Programa Corporativo de Redução de Perdas de Água da instituição.

O Painel Reuso de Águas Residuais e Água Regenerada marcou o encerramento do workshop com a presença de Michael J. MachPhee, Diretor Regional de Água-América do Norte, e Melissa Moran, Líder Global de Abastecimento de Água e Tratamento da ARCADIS, que palestraram sobre o “Desenvolvimento de Recursos Hídricos: Tendências de Reuso de Água”. O Superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, Américo de Oliveira Sampaio, finalizou com o tema “Reuso de Águas Residuais e Água Regenerada”, ressaltando que o reuso ainda é muito pouco utilizado no Brasil.

O evento, que aconteceu no auditório da Sabesp Ponte Pequena, contou com um público de mais de 150 participantes, entre eles, o Presidente da Subseção Bauru da ABES-SP, José Brazoloto, que afirmou ter aproveitado muito a experiência. “É muito interessante porque o esgoto, principalmente na região de Bauru, é novo. Nós ainda estamos iniciando a licitação da construção da nossa ETE, então é muito produtivo todo esse conhecimento e todas essas informações que recebemos hoje”.

DSC 0122

 Palestrantes da ARCADIS Logos , Sabesp e os membros da diretoria da ABES-SP

 

Eventos

«   Novembro 2017   »
dstqqss
   1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
  
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental