ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/241326diadesol2015.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
Home Notícias Notícias ABES ABES-SP marca presença na 25ª edição do Encontro Técnico da AESabesp
ABES-SP marca presença na 25ª edição do Encontro Técnico da AESabesp PDF Imprimir E-mail
Ter, 05 de Agosto de 2014 13:55

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo esteve fortemente representada no 25º Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e na Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - FENASAN.

Os eventos, que aconteceram em caráter simultâneo, entre os dias 30 de julho a 1º de agosto, reuniram executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados ao Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, para debater normas referentes ao setor ambiental, de sustentabilidade e saneamento no encontro que é promovido há 25 anos consecutivos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp.

 A solenidade de abertura, realizada no dia 29, terça-feira, foi prestigiada pelos presidentes da ABES Nacional e da Seção São Paulo, os engenheiros Dante Ragazzi Pauli e Alceu Guérios Bittencourt.

Alceu Bittencourt também esteve presente no segundo dia do encontro, como um dos convidados do Painel “Sustentabilidade do Sistema Cantareira”. O engenheiro destacou em sua apresentação o ineditismo da crise hídrica. “Não havia nenhum indício de níveis como esses de precipitação e vazões afluentes no Sistema Cantareira. Não havia indício nas previsões meteorológicas de que essa crise pudesse ocorrer. Além disso, é uma crise ampla, que aparentemente reproduz fenômenos que acontecem hoje em todo o mundo de variações climáticas e de eventos extremos. E aqui no nosso país, além das inundações no sul e no norte, a estiagem abrange um território amplo.”.

O especialista abordou as medidas de enfrentamento e pontuou que a recuperação do cenário atual provavelmente será longa, além de discorrer sobre as mudanças na gestão de recursos hídricos em São Paulo e no Brasil, que demandarão aumento da segurança hídrica, maiores investimentos, gestão integrada e maior reservação, entre outros pontos.

Alceu analisou que a prestação de serviços também deverá sofrer modificações no que diz respeito ao comportamento dos usuários (mudança de padrão de uso e consciência pública) e à atuação das empresas de abastecimento e municípios, além de desafios urgentes, como a redução de perdas e a proteção dos mananciais. “É preciso desenvolver estratégias que pensem num prazo médio e longo. Nós não voltaremos à situação de normalidade anterior rapidamente”, alertou.

O áudio completo da palestra do engenheiro está no link https://soundcloud.com/abes-sp/palestra-engenheiro-alceu-guerios-bittencourt-sustentabilidade-do-sistema-cantareira).

DSC 0003

O Presidente da ABES-SP, Alceu Guérrios Bittencourt, no Painel “Sustentabilidade do Sistema Cantareira”

O painel, que contou com um público além do esperado e lotou o Auditório Jaçanã 2 do Expo Center Norte, também foi formado por Reynaldo Young, presidente da AESabesp; Fernando de Castro Reinach, sócio do Fundo Pitanga, e Francisco Nascimento de Brito, Prefeito de Embu das Artes e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

O workshop sobre Métodos Não Destrutivos contou com a participação de importantes palestrantes, dentre eles, o Diretor da ABES-SP, Luiz Roberto Gravina Pladevall, que deu seu parecer sobre o uso de Métodos Não Destrutivos (MND) com o tema “A Visão do Setor de Consultoria sobre a Contratação de Projetos”.

Luiz Roberto Pladevall introduziu sua apresentação falando sobre as diversas parcerias entre a ABES-SP e a AESABESP e seus benefícios para o fortalecimento do setor de saneamento básico, entre eles, o aperfeiçoamento do conhecimento nas prestações de serviço e o aumento tecnológico para o setor consultivo. Setor este considerado pelo palestrante como de extrema importância para que os projetos de utilização dos Métodos Não Destrutivos sejam eficazes. “Hoje, todos os projetos de engenharia têm vários condicionantes que não tinham há vinte, trinta anos. Portanto, é de suma importância conhecer e ter uma definição clara do que será executado, levando em consideração todas as condições de contorno”.

O painel foi encerrado com um convite do próprio Luiz Roberto Pladevall, com parceria da AESabesp e a ABES, para a criação de um workshop que trate de todos os MNDs disponíveis no Brasil e suas aplicações. “Todos sabem que qualquer tempo de obra é prejuízo pros dois lados. Então é fundamental que a gente vá para campo com todo o conhecimento do subsolo para que o projeto seja executado com segurança e de forma rápida”, concluiu.

 

Espaço para os Jovens Profissionais do Saneamento

O Programa Jovens Profissionais do Saneamento, desenvolvido pela ABES, contou com um painel exclusivo no dia 31, aberto por Jaqueline Aparecida da Rocha, do JPS Nacional, que explicou sobre o programa. “O JPS foi criado para despertar habilidades e lideranças entre os jovens profissionais da área do saneamento ambiental, a fim de satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor”, afirmou.

Natacha Wüst, da Seção Rio Grande do Sul do JPS, falou sobre o Programa Construindo Profissionais do Futuro, desenvolvido pela equipe do JPS-RS, em Porto Alegre. “O programa contempla palestras e visitas orientadas a indústrias, laboratórios de pesquisa e companhias de saneamento, tendo como foco a área ambiental, e as ações são pensadas para estudantes do último ano de graduação ou de cursos técnicos, interessados em ampliar seus conhecimentos em saneamento e meio ambiente.”

Representando o JPS-SP, Roger Gregório apresentou as ações desenvolvidas. “Recentemente nós promovemos uma visita ao Sistema Cantareira, que foi extremamente importante nesse momento de crise hídrica Também realizamos no mês passado uma vista técnica ao Projeto Aquapolo Ambiental, uma obra que, além de moderna, é a maior planta da América Latina voltada para o reuso de água.”

1912537 977159435634136 6176613813639974550 n

 Participantes do Painel do Programa Jovens Profissionais do Saneamento

O engenheiro ambiental Mario Corbucci Neto completou o painel. “Criei uma rede de relacionamentos de trabalho no JPS que me ajudou a progredir muito, além de ter adquirido um conhecimento muito relevante em todos os eventos e visitas técnicas realizadas”, explicou o engenheiro na apresentação sobre 'A Importância da participação como membro da ABES-SP/Jovens Profissionais do Saneamento'.

O painel foi encerrado pelo presidente da ABES Nacional, Dante Ragazzi Pauli. “Aqueles que são novos no saneamento, estudantes e recém-formados, com certeza já perceberam que o setor é composto por pessoas mais velhas. É muito difícil trazer os jovens para essa área, por isso é tão importante nós investirmos no JPS. Nós precisamos da juventude que não tem medo de errar e buscamos equilibrar essa loucura jovem com o que a gente já aprendeu para fazer as coisas acontecerem o mais rapidamente possível”, conclui.

 

DSC 0032

 Estande da ABES-SP na FENASAN 2014

A ABES-SP também se destacou na FENASAN, que é hoje reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior. A entidade esteve presente com um estande no evento, com os mais recentes lançamentos de sua livraria, disponíveis para venda. Além disso, os participantes da feira também tiveram a oportunidade de saber mais sobre o funcionamento da associação e conhecer as novidades do setor de cursos e treinamentos que a seção está trazendo no estande.

 

Eventos

«   Novembro 2017   »
dstqqss
   1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
  
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental