ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/495966banner_socio.giflink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/283592241326diadesol2015.jpglink
Home Notícias Notícias ABES Participação do JPS nas universidades estimula o desenvolvimento dos alunos nas carreiras de saneamento
Participação do JPS nas universidades estimula o desenvolvimento dos alunos nas carreiras de saneamento PDF Imprimir E-mail
Qua, 21 de Janeiro de 2015 13:36

Coordenadores falam sobre a experiência que o programa possibilita aos estudantes das áreas de saneamento e meio ambiente

Em 2014, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo e o Programa Jovens Profissionais do Saneamento, criado pela entidade, marcaram presença nos eventos relacionados às áreas de saneamento e meio ambiente, das mais tradicionais universidades de São Paulo.

No mês de setembro, a XXVI Semana de Engenharia e Tecnologia da Universidade Mackenzie contou com uma palestra do presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, e o então coordenador do Programa Jovens Profissionais do Saneamento, Roger Gregório, que lotou o auditório da universidade. A ABES-SP também esteve presente, como expositora, na 1ª Exposição Tecnológica, realizada pela Empresa Júnior e Engenharia Mackenzie e pela própria universidade, em paralelo à XXVI Semana de Engenharia e Tecnologia.

DSC 0010 - Cópia

 ABES e do JPS lotaram o auditório do Mackenzie, na XXVI Semana de Engenharia e Tecnologia da Universidade 

 Também no mês de setembro, a ABES-SP e o JPS participaram da Semana da Escola Superior de Química SESQ/2014 da Faculdade Oswaldo Cruz, voltada para os alunos dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Civil, Química, Química Industrial e da Produção, dos primeiros aos quintos anos. “É importante preencher uma lacuna identificada no mercado pela carência de profissionais qualificados para atuar no setor de saneamento. E também há a necessidade de fazermos discussões, não só técnicas como políticas, em relação ao desenvolvimento nessa área. O network que a ABES proporciona é algo fantástico. E cada um de vocês deve estar buscando essa rede de relacionamentos. É a principal ferramenta de sucesso no mercado hoje”, destacou Roger Gregório durante o evento.

Em outubro, foi a vez da Universidade de São Paulo receber a entidade na sua 31ª Semana de Química, promovida em seu Instituto de Química. Com o tema “Tratamento de Efluentes”, Bruno Hespanhol, membro do JPS, abordou o tratamento de esgoto e lixo sanitários do Brasil. Graduado em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da USP, Bruno Hespanhol é especialista em projetos hidromecânicos de tratamento de esgotos sanitários e faz parte do Jovens Profissionais do Saneamento desde agosto de 2014.

O JPS ainda realizou mais duas palestras, ainda em outubro, na Universidade Federal do ABC e no Complexo Educacional FMU. Além de apresentar o programa, Roger Gregório ainda realizou uma palestra sobre as oportunidades para o jovem no mercado de trabalho na II Semana de Engenharia da Universidade Federal do ABC. A universidade oferece cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Urbana, conforme conta o Professor Humberto Paiva, coordenador dos cursos de engenharia da universidade, que destacou a atual situação do mercado para esta área. “Pesquisas apontam que essa profissão é uma das mais promissoras do futuro. A crescente onda da preocupação ecológica, assim como a divulgação dos problemas ambientais que atualmente vivemos, devido à ação antrópica, cria um mercado de oferta de vagas contribuindo para uma maior procura pelo profissional”.

Humberto Paiva ainda ressaltou a importância do envolvimento de programas como o JPS na formação dos estudantes. “Além de incentivar para uma possível orientação de atuação na área de saneamento, este tipo de ação serve de conhecimento e até de complementação para os alunos que não necessariamente se orientam nessa área específica, mas possam ver outras possibilidades de atuação, aplicação e complementação das atividades que realizam. É primordial que o aluno tenha esse envolvimento, pois, desta forma, ele pode vivenciar com a comunidade e em situações reais os problemas passados nas salas de aulas durante a vida acadêmica.”

A palestra no Complexo Educacional FMU também rendeu bons frutos. Roger Gregório e o membro do JPS, Rafael Guimarães, realizaram duas apresentações para os estudantes de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no campus Vergueiro I. O encontro foi voltado para os estudantes dos cursos de Engenharia e Gestão Ambiental, oferecidos pela faculdade. A coordenadora dos cursos de engenheira, Suely de Medeiros Gama, explica a diferença entre as profissões. “O gestor ambiental lida com o planejamento dos recursos, implementa projetos que não pensam apenas na relação do custo, mas sim na viabilidade econômica com menor impacto ambiental e social. O engenheiro ambiental foca o trabalho no desenvolvimento de tecnologias e soluções ambientais.”

A coordenadora também comentou sobre a participação do Jovens Profissionais do Saneamento na FMU. “Sempre falo aos alunos que o conteúdo de aula é muito importante, mas que participar de palestras, visitas técnicas, engajamento em projetos envolvendo a comunidade são tão importantes ou mais, pois colocam o aluno como ator de sua formação e nada melhor do que experimentar o conteúdo teórico na prática”, conclui.

O JPS-SP inicia 2015 com um novo coordenador, Álvaro Diogo, auxiliar docente do Laboratório de Hidráulica da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e membro do JPS desde 2011.

As atividades para 2015 serão discutidas na primeira reunião do programa, que será realizada nesta quarta-feira, dia 21, às 17h, na sede da ABES-SP. Álvaro adianta algumas dessas iniciativas. “O planejamento já está montado e foi construído com a colaboração dos participantes do programa. Nele estão previstas reuniões, visitas técnicas, palestras, redação de artigos e atividades sociais, além do tradicional apoio às semanas de meio ambiente organizadas pelas faculdades parceiras.”

 

Eventos

«   Fevereiro 2019   »
dstqqss
     1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
  
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental