ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/3333073138u120.jpglink
Home Notícias Notícias ABES DIADESOL 2015: escolha os vencedores dos concursos de desenho e vídeo sobre os resíduos sólidos
DIADESOL 2015: escolha os vencedores dos concursos de desenho e vídeo sobre os resíduos sólidos PDF Imprimir E-mail
Sex, 23 de Outubro de 2015 15:27

A Comissão Julgadora dos Concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador DIADESOL selecionou os finalistas da edição de 2015.

Logo DIADESOL 2015 em português1Para votar é muito rápido e simples, basta acessar a página:http://abes-sp.org.br/diadesol2015-votacao-concursos/A fase da votação vai de 23 a 31 de outubro de 2015. O resultado será divulgado no dia 07 de novembro de 2015, a partir das 13 horas.

O DIADESOL é promovido pela ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental para celebrar o DIADESOL DAS AMÉRICAS - Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, uma iniciativa internacional da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e pela Associação Interamericana de Engenharia Ambiental (AIDIS), com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre questões relativas aos resíduos sólidos.

Os desenhos foram enviados à ABES, por crianças e adolescentes entre 10 e 12 anos, de escolas públicas e privadas. No caso dos vídeos, a votação foi aberta a todas as faixas etárias.

 

Confira abaixo a lista de finalistas:

 

6º Concurso de Desenho Infantil

Ana Beatriz Hummel

Colégio Polo Educacional

Indaiatuba - SP

 

Ana Clara Cruz Rosa Sibet

EMEB Prof. Nicéia Hirota da Silva

Registro - SP

 

Francine Ramos Scalco

CEMEB Gov. André Franco Montoro

Itapevi - SP

 

Luri Nikkuni

Colégio Polo Educacional

Indaiatuba - SP

 

10º Concurso de Vídeo Amador

Consciência Fantasma

Bruno Sena Giovanini

Suzano - SP

 

Resíduos Sólidos

Fernanda Oliveira

Guarulhos - SP

 

Resíduos Sólidos na Escola

Renan Ramos Rocha

Florianópolis - SC

 

DIADESOL

Organizado pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, da ABES-SP, em parceria com diversos apoiadores, o evento convida, todos os anos, crianças, adolescentes e escolas a participarem com desenhos e vídeos que abordem o tema “resíduos sólidos”.

A expressão DIADESOL é de origem espanhola: Dia de los Desechos Sólidos ou Diadesol. Desde a criação, as ações propostas ganharam proporções mundiais. Hoje, a data é comemorada em diversos países da América Latina, como Chile, Argentina e Brasil, assim como na América do Norte, caso do Canadá.

No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) desde 2006 e têm registrado participação e apoio cada vez maiores de estudantes, escolas, instituições governamentais e não governamentais; universidades, empresas fabricantes de embalagens, redes de supermercados, empresas de coleta e tratamento de resíduos e recicladoras, Comitês de Bacias Hidrográficas, artesãos, artistas plásticos, educadores ambientais e comunidade em geral. O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é comemorado, originalmente, no terceiro sábado de setembro, mas entidades podem escolher a melhor data para promover a campanha.

Como parte das comemorações dos 10 anos do DIADESOL, a ABES-SP lançou este ano a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, uma parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (SELUR). A publicação visa dar continuidade a um processo de conscientização da população (todas as idades) que a ABES-SP entende ser fundamental para a preservação do ambiental, isto é, estimular uma mudança de comportamento da sociedade em relação as suas formas de consumo, cujas consequências estão relacionadas à geração e destinação dos resíduos que produzimos.

A proposta da elaboração da Cartilha surgiu em função de uma motivação da Comissão Organizadora do DIADESOL, embasada na necessidade de contribuir com a promoção da Educação Ambiental, cujo alicerce está na educação das futuras gerações, ou seja, das nossas crianças. Para tornar isso possível, foi desenvolvida uma linguagem mais simples, que também possa ajudar os professores sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – (Lei nº 12.305/10). O objetivo é levar à sala de aula os aspectos da PNRS de uma maneira mais didática e lúdica.  

A cartilha está disponível no link: http://abes-sp.org.br/arquivos/Cartilha_PNRS_para_Criancas_ABES_SP_SELUR.pdf

Em breve será lançada a Coleção DIADESOL com os desenhos e vídeos de todos os anos.

 

Apoiadores:

Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais –ABRELPE

Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos – ABETRE

Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública – ABLP

Associação Paulista Viva

Condomínio Conjunto Nacional – CCN

Eccaplan

Ecos da Natureza

Editora Limiar

Movimento Nossa São Paulo

Objetivos do Milênio – ODM

Rede de Agendas 21 de SP

São Paulo Convention & Visitors Bureau – SPCVB

Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP – SELUR

Site Ambiente do Meio

 

Eventos

«   Dezembro 2017   »
dstqqss
     1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
      
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental