ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/495966banner_socio.giflink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/283592241326diadesol2015.jpglink
Home Notícias Notícias ABES DIADESOL: ABES-SP abre as inscrições para os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador
DIADESOL: ABES-SP abre as inscrições para os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador PDF Imprimir E-mail
Sex, 03 de Junho de 2016 14:21

Está aberta a participação nos concursos de Desenho Infantil Vídeo Amador 2016. O concurso de desenhos é voltado para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas. No caso dos vídeos, para todos que queiram participar com uma produção audiovisual amadora.

Concursos 2016Os concursos fazem parte do DIADESOL - Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania. Também conhecido como DIADESOL das Américas (da expressão de origem espanhola Dia de los Desechos Sólidos), o projeto foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. No Brasil, a campanha é idealizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), que desde 2006 comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades.

As crianças podem enviar seus desenhos diretamente à ABES-SP ou através da escola, que enviará todos os desenhos dos alunos que quiserem participar, mas cada aluno deverá ter seu próprio desenho. O objetivo é que os professores incentivem os estudantes a refletir sobre o assunto. O desenho deve abordar o tema “Como os resíduos podem afetar a sua saúde?”, e a comissão julgadora avaliará os trabalhos e elegerá os finalistas, conforme os critérios de criatividade, originalidade, temática e mensagem. O vídeo deve ser acerca da temática de “Resíduos Sólidos e Saúde Pública” e os tópicos avaliados serão: criatividade, originalidade, fotografia, trilha sonora, mensagem, roteiro, edição de imagem, efeitos visuais e relevância da informação.

Não é necessário se inscrever previamente. Os interessados devem enviar o desenho ou vídeo pelo Correio, ou entregar pessoalmente para a sede da ABES-SP, na Rua Eugênio de Medeiros, 242, 6º andar, CEP: 05425-900 – Pinheiros – São Paulo/SP, com identificação no envelope: CONCURSO DESENHO INFANTIL - DIADESOL 2016 ou CONCURSO VÍDEO AMADOR - DIADESOL 2016 (os vídeos deverão ser entregues em formato padrão DVD-R ou vídeo-CD, mídia “mp4”).

A data limite para entrega dos desenhos e vídeos é 30 de setembro de 2016.

A primeira fase de votação será realizada entre os dias 13 e setembro e 20 de outubro, por uma comissão julgadora composta por profissionais de diversos segmentos, designados pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP. Na segunda, os desenhos e vídeos selecionados irão para o site da ABES-SP, e estarão disponíveis para votação do público, no período de 24 de outubro a 02 de novembro.

O resultado será divulgado no dia 12 de novembro, durante o evento de encerramento da campanha.

O regulamento completo dos concursos está disponível no link: http://www.abes-sp.org.br/diadesol

 

Cartilha do DIADESOL

Como parte das comemorações dos 10 anos do DIADESOL, a ABES-SP lançou em 2015 a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, uma parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (SELUR). A publicação visa dar continuidade a um processo de conscientização da população (todas as idades) que a ABES-SP entende ser fundamental para a preservação do ambiental, isto é, estimular uma mudança de comportamento da sociedade em relação as suas formas de consumo, cujas consequências estão relacionadas à geração e destinação dos resíduos que produzimos.

A proposta da elaboração da Cartilha surgiu em função de uma motivação da Comissão Organizadora do DIADESOL, embasada na necessidade de contribuir com a promoção da Educação Ambiental, cujo alicerce está na educação das futuras gerações, ou seja, das nossas crianças. Para tornar isso possível, foi desenvolvida uma linguagem mais simples, que também possa ajudar os professores sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – (Lei nº 12.305/10). O objetivo da Cartilha é levar à sala de aula os aspectos da PNRS de uma maneira mais didática e lúdica. “Nesse sentido, a Cartilha se torna uma ferramenta muito importante no auxílio do processo educacional”, ressalta a engenheira Roseane Garcia, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP.

A cartilha está disponível no link: http://abes-sp.org.br/arquivos/Cartilha_PNRS_para_Criancas_ABES_SP_SELUR.pdf

 

Eventos

«   Maio 2019   »
dstqqss
   1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental