ABES

http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/241326diadesol2015.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
Home Notícias Notícias ABES Com palestra lúdica sobre os resíduos sólidos e público participativo, campanha DIADESOL 2017 é encerrada em São Paulo
Com palestra lúdica sobre os resíduos sólidos e público participativo, campanha DIADESOL 2017 é encerrada em São Paulo PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Novembro de 2017 09:11

A ABES-SP – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP) promoveu nesta quinta, 9 de novembro, a cerimônia de Premiação e encerramento do DIADESOL – 8º Concurso de Desenho Infantil e 12ª Concurso de Vídeo Amador. Antes da premiação, um público participativo, composto por 35 alunos da Escola Estadual Professora Nildese Martins de Almeida, assistiu a uma palestra com o convidado especial “Caipira – O Amigo do Planeta”, que de forma divertida ensinou e encantou as crianças, reforçando as questões sobre os resíduos sólidos e a importância dos 5Rs – Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao todo, foram 64 pessoas presentes.

alt

Promovidos pela Associação para celebrar o DIADESOL DAS AMÉRICAS – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, uma iniciativa internacional da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Associação Interamericana de Engenharia Ambiental (AIDIS), o evento ocorreu na UMAPAZ, no Parque Ibirapuera. Além da palestra, o público participou da visita monitorada “Aventura Ambiental” pelo Parque Ibirapuera e conheceram no MAC – Museu de Arte Contemporânea a Exposição “A Casa”.

altSegundo o palestrante Jô Caipira, o trabalho de intervenção lúdica, interativa e educativa visa proporcionar às pessoas mais um momento privilegiado de diálogo, troca de aprendizado e muita diversão. “É feito todo um investimento na construção de valores básicos da consciência ecológica dos cidadãos para que no futuro, todos tenham hábitos éticos, sadios e mais responsáveis em relação à preservação do meio ambiente”, explicou. “É um trabalho muito gratificante, de formiguinha que exige muita persistência, muito esforço e muita dedicação”, salientou.

 

Vencedores

O primeiro lugar do Concurso de Desenho Infantil, que está em sua oitava edição, ficou com Ana Beatriz Nogueiras Nova, de 11 anos. “Não podemos ficar jogando lixo por aí”, alertou ela. “Temos sempre que reciclar e usar os 5 Rs, como no meu desenho, em que fiz um planeta triste poluído de um lado e do outro, mais feliz, porque usamos os 5Rs”, descreveu. “Isso é muito importante porque senão o nosso planeta não vai estar bom para as futuras gerações”, concluiu Ana Beatriz (veja abaixo todos os finalistas).

A mãe de Ana Beatriz, a enfermeira e obstetra Karina Beatriz, descobriu o concurso pesquisando na internet e inscreveu a filha. Segundo ela, estão faltando iniciativas como esta. “Percebo que falta mais divulgação, informação no geral. Isso é importante. As crianças saíram com mais conhecimento daqui. Não importa quem ganhou o primeiro ou o segundo lugar, o importante é o aprendizado”, frisou. “Parabenizo à ABES pela iniciativa para incentivar a cuidar do planeta. Estão de parabéns”, Elogiou Karina.

Bruno Sena, de 26 anos, foi o primeiro no Concurso de Vídeo Amador, que completou sua 12ª edição. Esta é a quarta vez que Bruno é premiado. Ele participa desde 2010. “É sempre muito gratificante participar do concurso da ABES e trazer essa conscientização para a criançada”, disse ele, que é editor de vídeo e Yutuber. “É muito prazeroso poder fazer esse trabalho. Pretendo participara todos os anos”, afirmou Bruno. Sobre a participação das crianças ressaltou “cultivar a consciência ambiental nos mais novos é muito importante. Eles vão crescer e se tornar adultos conscientes com o meio ambiente”.

A edição 2017 contou com uma Premiação Surpresa. O contemplado foi Jackson Assis Argolo Guarulhos/SP.

 

Veja a lista dos finalistas:

Desenho Infantil

 


Ana Beatriz Nogueiras Nova
Colégio Decisão

alt

 


Vitor Takuya Inohara Kawasaki
Colégio Marista de Ribeirão Preto

alt

 


Beatriz Sayuri Fukase
EE Prof. Lazaro Soares

alt

 


Bianca Gomes Belentani
EMEF Profª Regina Olinda Martins Ferro

alt

 

Vídeo Amador

 

Bruno Sena – Suzano/SP

Os 5 Rs

 

Thiago da Silva Vieira – São Paulo/SP

Você sabe o que são os 5R’s

 

Fábio Silva Santos – Guarulhos/SP

Alakazam!

 

Balanço

“A cada edição, estamos nos aprimorando, expandindo, integrando com as escolas isso é muito importante”, ressaltou Nina Orlow, da Comissão Organizadora do DIADESOL e integrante da Comissão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ela ressalta que a seleção dos desenhos foi difícil porque eram todos bonitos. E que há a possibilidade de aumentar o número de premiados para a edição 2018. “A sala estava cheia e foi ótimo o fato de ter vindo uma escola bem participativa e com uma palestra sobre resíduos sólidos muito lúdica”, destacou. “Fomos também nas escolas e foi muito gratificante conversar com as crianças antes, para que elas entendessem os 5Rs e toda a amplitude deste conceito. E mais importante do que entender, é colocar em prática”, frisou Nina.

alt

“Era isso que nós gostaríamos: que a nossa iniciativa fosse transformadora das realidades para melhor, trazendo esse conteúdo da importância de preservar o meio ambiente e de cuidar dos nossos resíduos”, complementou Nina. “Hoje, estamos só comemorando o DIADESOL. “Vamos reduzir, reutilizar, recusar, repensar (estes dois últimos são muito importantes e andam juntos) e a reciclagem com os catadores, que defendemos sempre. Realmente precisamos que o DIADESOL seja o ano inteiro”, finalizou a especialista.

“Terminamos mais uma etapa do concurso do desenho e das premiações”, disse a diretora da ABES-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Seção, Roseane Maria Lopes Garcia de Souza. “Trazer o Caipira foi muito bom. Além de termos tido mais vídeos e mais desenhos, também conseguimos traduzir o tema, que eram os 5Rs, na fala dos vídeos, dos desenhos e do Caipira. Agora todo mundo vai saber o que significam os 5Rs. Que no ano que vem tenhamos ainda mais adesão das escolas.”

alt

Para Delaine Romano, coordenadora adjunta da CT Resíduos Sólidos da ABES-SP e do Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo, a participação do Caipira nesta edição foi um diferencial. “As crianças adoraram, riram e participaram. Essa interação é muito importante e pouco acontece nas escolas. Foi leve e divertido e com muita informação. E a premiação é um estímulo.”

Para saber mais sobre o DIADESOL, acesse aqui.

alt

 

alt

alt

 

 

Eventos

«   Outubro 2017   »
dstqqss
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
    
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental